14 jan

Empresas terão de comprovar regularidade com o FGTS para realizar operações de financiamento

Postado por admin Em Notícias

A partir do dia 11/01/2019 entrou em vigor a lei passou a exigir certidão que comprove inexistência de débito com o FGTS para concessão, com lastro em recursos públicos, de crédito e de benefícios a pessoas jurídicas.

A partir do dia 11/01/2019 entrou em vigor a Lei nº 13.805/2019 que passou a exigir certidão que comprove inexistência de débito com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para concessão, com lastro em recursos públicos, de crédito e de benefícios a pessoas jurídicas.

O certificado de regularidade com o FGTS é expedido pela CEF.

Eis o texto legal:

Art. 1º  O art. 1º da Lei nº 9.012, de 30 de março de 1995, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º É vedado às instituições de crédito realizar operações de financiamento ou conceder dispensa de juros, de multa ou de correção monetária ou qualquer outro benefício, com lastro em recursos públicos ou oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a pessoas jurídicas em débito com o FGTS.

  • 1º A comprovação da quitação com o FGTS dar-se-á mediante apresentação de certidão expedida pela Caixa Econômica Federal.
  • 2º (Revogado).
  • 3º A vedação estabelecida no caput deste artigo não se aplica a operação de crédito destinada a saldar débitos com o FGTS.” (NR)

Art. 2º  A alínea b do art. 27 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 27.  ………………………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………………………………………..

  1. b) obtenção, por parte da União, dos Estados ou dos Municípios, ou por órgãos da Administração federal, estadual ou municipal, direta, indireta ou fundacional, ou indiretamente pela União, pelos Estados ou pelos Municípios, de empréstimos ou financiamentos realizados com lastro em recursos públicos ou oriundos do FGTS perante quaisquer instituições de crédito;

……………………………………………………………………………………………………” (NR)

Art. 3º  Fica revogado o § 2º do art. 1º da Lei nº 9.012, de 30 de março de 1995.

Art. 4º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte: Site Planalto.


TAGS

Assine nossa newsletter

Nome
E-mail